O registro foi feito, no último sábado (21), pela equipe de monitoramento do Centro Tamar
O amor está no mar. No último sábado, 21 de dezembro, a Praia do Leão, localizada no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, foi palco de um momento raro e especial: o flagrante de um casal de tartarugas-verde em pleno ato de cópula. A cena foi registrada pelo Centro de Pesquisa de Tartaruga Marinha do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio - Centro Tamar), que monitora a vida marinha da região.
A temporada de desova das tartarugas-verde teve início neste mês e vai até junho de 2025, período em que a observação desses animais se torna mais frequente, tornando ainda mais fácil presenciar momentos de sua vida reprodutiva.
De acordo com Dênis Sana, bolsista GEF-Mar do Centro Tamar, a Praia do Leão é um local de grande importância para a reprodução das tartarugas-verde. O local concentra cerca de 60% das desovas registradas no arquipélago de Fernando de Noronha.
"Um pouco antes de dezembro, machos e fêmeas migram para Noronha e permanecem meses nas águas da região, realizando cópulas com frequência. As desovas acontecem em diversas praias, mas a maioria ocorre na Praia do Leão", afirmou Dênis.
Além de Dênis, a pesquisadora e voluntária Andressa Azevedo também estava presente no momento do flagrante.
Dênis Sana reforçou a importância de respeitar o fluxo natural do acasalamento das tartarugas. “Caso você veja uma tartaruga próxima à praia com dificuldades para nadar, pode ser um casal em cópula. Esse comportamento é raro de ser observado. Muitas vezes se vê apenas a cabeça e as nadadeiras dos animais, se deslocando lentamente. Não tente se aproximar ou tocá-las. É importante permitir que o processo siga sem interrupções. Ao manter distância e evitar movimentos bruscos, você poderá observar as tartarugas por mais tempo”, recomendou.
Foto: Dênis Sana - Centro Tamar
Fatos inéditos no início da temporada 2024-2025
A temporada de desova de 2024 também começou com outros fatos inusitados. No dia 19 de dezembro, uma cena curiosa foi registrada na Praia do Leão. Um macho adulto foi encontrado virado de casco para baixo, próximo à linha da maré e à Ilha Morro da Viuvinha. Este fato chamou atenção, pois os machos geralmente não saem das águas para a praia.
A suspeita é que o macho tenha se desprendido de uma fêmea e, devido à força das ondas, acabou tombando. O animal, com mais de cem quilos, foi rapidamente resgatado. “Conseguimos desvirá-lo e, após uma análise, o macho foi devolvido ao mar sem sinais de predação ou problemas de locomoção”, contou Dênis.
O mais interessante é que o macho encontrado estava marcado pelo Projeto Tamar desde 2003, no Atol das Rocas, o que mostra a importância do trabalho de monitoramento e marcação de longo prazo para a conservação da espécie.
“Este macho contribui para a preservação das tartarugas-verde na região há pelo menos 21 anos”, concluiu Dênis.
Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha