top of page
Foto do escritorICMBio Noronha

Poitas dos pontos de mergulhos do Parnamar de Fernando de Noronha recebem manutenção

Medidas de prevenção de incidentes com animais marinhos foram discutidas em reunião


Fotos: Ismael Escote

Em um esforço conjunto para proteger a vida marinha, a Associação das Empresas de Mergulho Autônomo (ANEMA), em colaboração com o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio-FN), iniciou a manutenção das poitas de mergulho dentro do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (Parnamar-FN). Essas medidas visam prevenir incidentes com animais marinhos, garantindo um ambiente mais seguro tanto para a fauna local quanto para os mergulhadores.

Foto: Giselle Vasconcelos

A poita é um tipo de ancoragem essencial para manter embarcações fixas em locais específicos na água, sendo essencial para a localização dos pontos de mergulho no Parnamar de Fernando de Noronha. “Os representantes da ANEMA já fizeram a vistoria e manutenção das poitas, eliminando todos os pontos vulneráveis. Não tem cabos sobrando e nem alças soltas”, disse Antônio Júnior, conhecido como Nico, membro da ANEMA.


Existem 21 pontos de mergulho na área do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. “A previsão é que até o final do ano todas as poitas sejam trocadas”, afirmou Nico. As medidas surgiram após uma reunião entre o ICMBio-Noronha e representantes das operadoras de mergulho, que ocorreu na última quarta-feira, 22 de maio.


Morte de uma Raia Manta


O esforço para realizar a manutenção das poitas foi intensificado após um incidente ocorrido na segunda-feira, 20 de maio. O ICMBio de Fernando de Noronha foi notificado da morte de uma raia da espécie Manta birostris, na poita do ponto de mergulho no Buraco do Inferno. O ICMBio lamenta profundamente o ocorrido e reforça seu compromisso com a preservação da biodiversidade.




Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha






Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page