Um aumento de 9,2% em relação ao ano anterior
Foto: Bruna Roveri

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, uma das principais Unidades de Conservação de Uso Integral do Brasil, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), registrou em 2024 um recorde histórico de visitação. Ao todo, 131.503 pessoas visitaram as belezas naturais da ilha, representando um aumento de 9,2% em relação ao ano anterior, quando teve a visitação de 120.382 pessoas.
O crescimento foi calculado com base no número de ingressos vendidos pela concessionária Econoronha, que gerencia o acesso aos atrativos do Parque. Dentre os visitantes, destacam-se turistas vindos principalmente de estados como São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. A ilha também atraiu viajantes de 111 países, com predominância para a Itália, Estados Unidos, Argentina, França e Alemanha.
Para Lilian Hangae, chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio em Fernando de Noronha, o aumento não foi uma surpresa. “Noronha tem se tornado, cada vez mais, um dos destinos mais procurados do Brasil”, afirmou.
Apesar do aumento significativo, o número de visitantes manteve-se dentro do limite acordado com o Supremo Tribunal Federal e o Estado de Pernambuco, que estipularam 132 mil visitantes anuais. Porém, o limite máximo de 11 mil visitantes por mês foi excedido em alguns meses. “Cumprimos a média total, mas o estabelecido por mês foi ultrapassado em seis meses. O motivo é a sazonalidade da alta temporada. O que foi defendido pelo trade de turismo e nós estamos considerando”, explicou Hangae.
Para enfrentar os desafios de manter um equilíbrio entre visitação e conservação ambiental, a Administração Distrital de Fernando de Noronha está conduzindo um novo Estudo de Capacidade de Carga, mas que ainda não tem data de publicação.
“É crucial que haja um estudo de capacidade de suporte, pois isso permitirá entender melhor quantas pessoas a ilha pode receber sem comprometer sua infraestrutura e ecossistema”, ressaltou Hangae.
A busca pelo equilíbrio entre o turismo consciente e a conservação ambiental continua sendo uma prioridade para o Instituto Chico Mendes de Fernando de Noronha. O desafio é garantir que visitantes possam desfrutar das belezas naturais do arquipélago sem comprometer seu desenvolvimento ambiental e a biodiversidade que torna Noronha um destino único no mundo.
Confira os números de visitantes do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha ao longo dos últimos cinco anos no link: parnanoronha.com.br/transparencia
Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha