top of page
Foto do escritorICMBio Noronha

ICMBio-Noronha inicia reuniões setoriais para revisão do Plano de Manejo da APA em Janeiro

1º encontro acontece em 17 de janeiro, às 18h, no Centro de Visitantes, com prestadores de serviço da faixa de areia



O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha iniciará, no dia 17 de janeiro de 2025, uma série de reuniões com diferentes setores atuantes no arquipélago. A iniciativa integra o processo de revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Fernando de Noronha.


O Plano de Manejo é um documento essencial para a administração de unidades de conservação, que estabelece diretrizes para o uso sustentável dos recursos naturais, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento de atividades compatíveis com os objetivos da área protegida.


Para a revisão do documento, o ICMBio usa a metodologia adotada por todo o Instituto, desde 2017. O roteiro metodológico, que pode ser acessado na internet (clique aqui), envolve moradores e representantes de diversos setores da comunidade local. Entre os segmentos que serão consultados estão prestadores de serviço da faixa de areia, meios de hospedagem, órgãos públicos, pescadores, condutores de visitantes, bares, restaurantes e ONGs.


De acordo com Rossana Santana, coordenadora da Área Temática de Ordenamento Territorial, esta é a segunda etapa das reuniões preparatórias para a revisão do Plano de Manejo da APA. “No início deste ano, ouvimos os moradores nos bairros. Agora é o momento de dialogar com os representantes dos setores econômicos, culturais e sociais”, destacou.


A primeira reunião setorial será realizada no dia 17 de janeiro, às 18h, no auditório do Centro de Visitantes. O encontro será direcionado aos prestadores de serviço da faixa de areia, como ambulantes, vendedores de bebidas e profissionais que alugam cadeiras e guarda-sóis.


“O encontro será uma oportunidade de falar sobre os conflitos de uso do local, as expectativas para o futuro e como podemos melhorar as normas”, afirmou Rossana.


A revisão do Plano de Manejo é fundamental para ajustar as diretrizes às novas demandas socioambientais e econômicas da região. A participação de todos os setores é fundamental para que o documento atenda as necessidades e expectativas da comunidade local.


Segundo Rossana Santana, o principal objetivo é construir um documento participativo. “A satisfação é grande quando vemos a sociedade envolvida e fazendo suas escolhas”, concluiu.


Os interessados em participar das reuniões podem obter mais informações diretamente com o ICMBio, por meio dos seguintes canais de comunicação: Instagram: @icmbionoronha e WhatsApp: (81) 9115-6860


Cronograma de reuniões

Confira o cronograma completo das reuniões setoriais:




Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha






Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page