O 1º encontro reuniu prestadores de serviço da faixa de areia. No total são 13 reuniões
Fotos: Giselle Vasconcelos

Na última sexta-feira, dia 17 de janeiro, o ICMBio-Fernando de Noronha deu início a um importante ciclo de debates com a realização da primeira reunião setorial preparatória para a revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do arquipélago. O encontro reuniu prestadores de serviço da faixa de areia, que destacaram a relevância de sua participação nesse processo.
Foram mais de 30 pessoas mobilizadas. Ramon Rodrigues, trabalhador na Praia da Cacimba do Padre, ressaltou a importância do evento. “Foi bom e muito produtivo. Se chegasse aqui e não tivesse ninguém, significaria que ninguém está interessado. Mas, como todo mundo veio, isso demonstra nosso engajamento”, afirmou.
Para Herbert Souza, presidente da Associação dos Ambulantes de Praia de Fernando de Noronha, o equilíbrio entre a preservação ambiental e a exploração econômica sustentável do arquipélago é essencial.
“Acreditamos, como associação, que nosso arquipélago deve ser bem cuidado, não apenas explorado economicamente, mas de forma sustentável. A participação de todos aqui vai valer a pena para garantir esse equilíbrio, tanto ambiental quanto econômico, para que todos saiam ganhando”, destacou.
A participação ativa dos prestadores de serviço foi essencial para enriquecer o diagnóstico sobre o uso das praias da APA. Representantes do ICMBio de Fernando de Noronha também celebraram os resultados da reunião.
“Conseguimos identificar e complementar informações, além de mapear problemas, conflitos e até possíveis soluções que podem ser incorporadas ao plano de manejo ou encaminhadas para outras instâncias responsáveis”, explicou um Rodrigo Mello, da Coordenação de Elaboração de Plano de Manejo.
Essa foi a primeira de uma série de reuniões setoriais previstas. A organização reforça o convite para que os setores do arquipélago participem ativamente.
“Conseguimos construir um ambiente de construção coletiva, e o diálogo está aberto. O importante é que cada setor se faça presente nas reuniões específicas, para trabalharmos juntos em favor de Noronha”, concluiu Lilian Hangae, chefe do ICMBio-Fernando de Noronha.
As reuniões seguem até o mês de fevereiro, conforme calendário abaixo. As reuniões são abertas a todos que trabalham nos setores contemplados, não é necessário fazer parte de alguma associação ou organização representativa, e não há necessidade de inscrição.
A participação ativa da comunidade é fundamental para a construção de um plano de manejo que atenda às necessidades de conservação e sustentabilidade da região.
Confira calendário completo das reuniões setoriais para Revisão do Plano de Manejo da APA de Fernando de Noronha:
20/01/25 (segunda-feira): Meios de hospedagem – 14h às 18h
21/01/25 (terça-feira): Serviços essenciais (Neoenergia, Compesa e Universo) – 09h às 12h
22/01/25 (quarta-feira): Órgãos de segurança pública (Polícias Federal, Militar, Civil e Corpo de Bombeiros) – 14h às 17h
24/01/25 (sexta-feira): Turismo aquático (canoa havaiana, stand up, bike aquática, empresas de mergulho, barcos de passeio) – 18h às 22h
25/01/25 (sábado): Pescadores – 18h às 22h
27/01/25 (segunda-feira): Condutores de visitantes – 18h às 22h
28/01/25 (terça-feira): Bares e restaurantes – 14h às 18h
29/01/25 (quarta-feira): ONGs atuantes em Noronha – 14h às 18h
30/01/25 (quinta-feira): Setor cultural (maracatu, músicos, dançarinos, capoeira e outros) – 14h às 18h
03/02/25 (segunda-feira): Produtores rurais – 09h às 13h
04/02/25 (terça-feira): Receptivos de Turismo – 09h às 13h
05/02/25 (quarta-feira): Taxistas – 9h às 13h
A definir - Aeronáutica
A definir - Marinha do Brasil
A definir - Pesquisadores
Por Letícia Cristina da Silva - voluntária comunicação ICMBio Noronha