top of page
Foto do escritorICMBio Noronha

ICMBio e Projeto Aves de Noronha promovem atividades educacionais voltadas à preservação de aves marinhas

A programação conta com lançamento de livros e contação de história na biblioteca da ilha


Foto: Cecília Licarião


Nos dias 23 e 24 de outubro, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE), em parceria com o Projeto Aves de Noronha, vai realizar uma série de atividades educacionais na Biblioteca Pública Distrital Heleno Armando, localizada na Vila do Trinta, em Fernando de Noronha. 


A programação é voltada para as crianças da creche Bem-me-quer e tem como objetivo promover a conscientização ambiental e a preservação de aves marinhas ameaçadas.


Durante o evento será lançado a coleção de livros do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação das Aves Marinhas (Clique aqui) , que inclui publicações como “Aves Marinhas Ameaçadas de Extinção”, um livro de colorir que destaca a importância da conservação dessas espécies. Entre os títulos lançados estão também “Lis e as Aves de Noronha” e “Lis e a vida das Aves do Marinhas”, elaborados pelo grupo de parceiros do PAN Aves Marinhas, coordenado pelo CEMAVE e com o apoio do WWF, com recursos do GEF Pró-Espécies. 


Na quarta (23), a programação terá início às 9h20 com uma sessão de contação de histórias para as crianças do Infantil V, com o intuito de sensibilizar as novas gerações sobre a importância da proteção das aves marinhas. Já na quinta (24), as atividades continuam às 09h30, com uma oficina de pintura para as crianças do Infantil IV, reforçando o engajamento infantil na causa ambiental.


De acordo com a analista ambiental e coordenadora do PAN Aves Marinhas, Camila Gomes, Fernando de Noronha é um lugar especial para a iniciativa porque algumas das espécies ameaçadas se reproduzem no arquipélago. “Um dos nossos objetivos é trabalhar com o público infantil de Fernando de Noronha. Isso porque as crianças convivem com essas aves na ilha e às vezes não sabem a importância que elas representam para o ecossistema marinho”, disse Gomes. 


A coordenadora do Projeto Aves de Noronha, Cecília Licarião, destacou que o PAN  Aves Marinhas busca diminuir as principais ameaças enfrentadas por essas espécies e garantir a recuperação das populações e a proteção dos habitats. “O PAN foi desenvolvido por pesquisadores e organizações especializadas, e conta com mais de 50 ações voltadas à preservação ambiental em todo Brasil”, explicou.


A coleção de livros busca chamar a atenção para a situação de ameaça de várias espécies marinhas, sendo cinco classificadas como Criticamente Em Perigo (CR), seis Em Perigo (EN), duas Vulneráveis (VU), três Quase Ameaçadas (NT), além de seis consideradas como Menos Preocupantes (LC), de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Alguns exemplares do livro serão distribuídos na atividade e de forma virtual.


Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha






Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page