top of page
Foto do escritorICMBio Noronha

ICMBio de Fernando de Noronha multa seis turistas por invadirem local proibido

Os infratores foram flagrados ultrapassando a cerca de proteção do Mirante Dois Irmãos para tirar fotos



O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha aplicou multas a seis turistas que invadiram áreas de acesso proibido no Parque Nacional Marinho. As ocorrências foram registradas no último sábado (11) e nesta segunda-feira (13). Entre os infratores estavam cinco mulheres e um homem, flagrados ultrapassando a cerca do Mirante dos Dois Irmãos para tirar fotos.


De acordo com Mário Douglas Fortini, coordenador da Área Temática de Proteção do ICMBio, os turistas desrespeitaram o artigo 90 da Lei nº 6514, que trata de condutas em desacordo com os objetivos e regulamentos da Unidade de Conservação. O valor das multas para esse tipo de infração pode variar entre R$ 500 e R$ 10.000.


“A partir do momento que elas ultrapassaram a cerca, cometeram uma irregularidade. Nós colhemos as informações, investigamos, localizamos os infratores e aplicamos as multas”, explicou Fortini.



O Mirante Dois Irmãos é acessado pelo Ponto de Informação e Controle (PIC) da Praia do Sancho. A trilha é suspensa e devidamente sinalizada. Todos os mirantes possuem cercas para garantir a segurança dos visitantes.


A chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio, Lilian Hangae, destacou os riscos envolvidos. “Além de descumprirem as regras do parque, os infratores arriscaram a própria vida ao posar para uma foto em um precipício.


Diante dos casos, o ICMBio de Fernando de Noronha planeja intensificar as ações de segurança, com maior presença de monitores na área e instalação de mais placas informativas.


O trabalho conjunto com a comunidade foi essencial para identificar os infratores. “Foi através das informações fornecidas pela comunidade que conseguimos identificar os infratores. A gente agradece pela colaboração”, destacou Fortini.


O ICMBio-Noronha reforça a importância de denúncias detalhadas, incluindo nomes, fotos ou vídeos, características das pessoas envolvidas e o local de hospedagem, para facilitar as investigações. Denúncias podem ser feitas de forma sigilosa através do WhatsApp: (81) 9115-6860.




Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha






Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page