top of page
Foto do escritorICMBio Noronha

Fernando de Noronha recebe 35ª edição da Refeno Recife-Noronha

Veleiro Adrenalina Pura conquista Fita Azul


Foto: Claudia Bueno


O mar de dentro está cheio de veleiros. O cenário, que se repete há 35 anos, encanta moradores e visitantes do Arquipélago de Fernando de Noronha. Neste domingo, 29 de setembro, o arquipélago de Fernando de Noronha recebeu mais uma emocionante chegada da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). Neste ano, o grande destaque foi o veleiro Adrenalina Pura, que conquistou a prestigiada Fita Azul, sendo o primeiro a cruzar a linha de chegada em 18 horas, 49 minutos e 25 segundos.

Foto: Claudia Bueno

Fita Azul - Adrenalina Pura.

A Refeno 2024 contou com 90 embarcações divididas em cinco grupos, que percorreram os 300 milhas náuticas entre Recife e Fernando de Noronha. O visual dos veleiros no horizonte, contrastando com o azul do mar, é um dos momentos mais aguardados pelos moradores e visitantes, trazendo uma atmosfera de competição e celebração ao arquipélago.


A programação da Refeno em Fernando de Noronha segue até quarta-feira, 2 de outubro, com diversas atividades voltadas para os participantes e a comunidade local. Entre os destaques está o Passeio Ecológico Educativo, realizado em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e apoio da Unesp - Ilha Solteira. A atividade será dedicada aos alunos da escola do arquipélago, proporcionando uma experiência educativa em contato direto com a natureza, reforçando a importância da conservação ambiental.


A Refeno é autorizada pelo Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio de Fernando de Noronha e, como de costume, os tripulantes devem seguir rigorosamente as normas da Área de Proteção Ambiental (APA) e do Parque Nacional Marinho. Há mais de quinze condicionantes ambientais que garantem a preservação do ecossistema local. Entre as principais regras estão a proibição de mergulho intencional e natação com golfinhos, visando proteger a fauna marinha e, especialmente, os golfinhos-rotadores, que são um símbolo da biodiversidade de Noronha.


Foto: Claudia Bueno

Equipe de fiscalização

A Refeno não é apenas um evento de competição; é uma oportunidade de celebrar a beleza natural e reforçar a importância da sustentabilidade em um dos paraísos ecológicos mais importantes do Brasil.

Quer saber mais sobre as regras da Refeno? Confira todas condicionantes [aqui].




Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha






Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page