top of page
Foto do escritorICMBio Noronha

Fernando de Noronha celebra os 36 anos do Parque Nacional Marinho com programação especial

As atividades serão realizadas entre os dias 12 e 14 de setembro


No próximo dia 14 de setembro, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha completará 36 anos de existência. Para celebrar essa data especial, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) organizou uma série de atividades entre os dias 12 e 14 de setembro, destacando a importância da Unidade de Conservação Integral, que abrange 70% do arquipélago.


As comemorações têm início na quinta-feira (12) às 8h, com uma caminhada educativa até a Ponta da Sapata. À noite, o projeto “Vem Serestar!” ganha uma edição especial na PIC do Sueste, às 20h, com a apresentação do cantor Augusto César Filho, prometendo uma noite de muita música e conexão com a natureza.


Na sexta-feira (13), às 9h, será inaugurada a Exposição Permanente do Centro de Visitantes, no Boldró. A exposição utilizará ferramentas multimídias para ilustrar a relevância das Unidades de Conservação e a rica biodiversidade de Fernando de Noronha. Ainda na sexta, às 14h, haverá uma reunião do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental e do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, seguida pelo Pôr do Sol Cultural no Mirante Dois Irmãos às 16h, encerrando o dia com poesia e música.


O dia 14 de setembro, data oficial do aniversário, será marcado por atividades voltadas ao bem-estar e à saúde. A programação começa às 7h, com uma sessão de atividade funcional na Praia do Sueste e uma caminhada meditativa do Portão da Praia do Leão até o Forte de São Joaquim do Sueste. Na sequência, às 8h30, acontecem passeios de canoa havaiana na Baía do Sueste. À noite, a partir das 19h, a comemoração se desloca para a praça do Projeto Tamar, onde será cantado o parabéns ao Parque com um bolo comemorativo, seguido por apresentações culturais.


Parnamar de Fernando de Noronha: Refúgio da Biodiversidade Marinha


Fundado em 14 de setembro de 1988, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha nasceu de um esforço conjunto de ambientalistas e autoridades para preservar a rica biodiversidade e os ecossistemas marinhos da região. O parque desempenha um papel crucial na pesquisa, conservação e enfrentamento das mudanças climáticas, além de promover atividades de educação ambiental para moradores e visitantes sobre a importância da sociobiodiversidade.


O parque não apenas protege espécies marinhas e terrestres, mas também serve como um laboratório natural para estudos evolutivos e ecológicos. Sua criação foi uma resposta a tentativas de transformar o arquipélago em um grande polo turístico, garantindo que sua exuberante beleza natural seja preservada para as futuras gerações.


Atrações do Parque


Entre os pontos turísticos mais visitados estão a Praia do Sancho, eleita uma das mais belas do mundo, e a Baía dos Golfinhos, onde é possível avistar grupos de golfinhos-rotadores. A Baía dos Porcos também é destaque, sendo um dos melhores locais para a prática de mergulho livre.


O parque é rigoroso quanto ao controle de visitas a algumas de suas piscinas naturais, como Atalaia, Pontinha Caiera, Abreu, Morro São José e Capim Açu, de modo a proteger os delicados corais que ali se encontram. Além disso, a equipe do Parque realiza monitoramento constante da biodiversidade marinha, da atividade pesqueira e do controle de espécies invasoras, como o peixe-leão.


Programação Completa - 36 anos Panamar Fernando de Noronha:




Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha

e Claudia Bueno - voluntária comunicação ICMBio Noronha






Fernando de Noronha - Noticias Imagem - Site Noronha
bottom of page