A atividade foi desenvolvida para os alunos do 6º ano fundamental, em parceria com o projeto Onda Iloc
Fotos: Luiza Ramos Franciscato
Na última sexta-feira (17), o Centro Tamar promoveu uma atividade de educação ambiental com os alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Arquipélago, localizada em Fernando de Noronha. A ação foi realizada na praia do Sueste e teve como foco a conscientização sobre a Tartaruga Verde (Chelonia mydas).
Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o monitoramento dos ninhos de tartarugas, um trabalho essencial para a preservação da espécie na região. Stephanie Simioni, voluntária do Centro Tamar, explicou como o monitoramento é realizado: “Mostramos para as crianças como monitoramos os ninhos das tartarugas verdes que são realizados em Fernando de Noronha. A praia do Sueste é uma região muito importante para a desova delas”, disse.
Stephanie ressaltou a importância de envolver as crianças locais no processo de conservação. “Queremos que eles entendam o ciclo de vida das tartarugas, desde a desova até o nascimento dos filhotes, e aprendam as técnicas que utilizamos para encontrar e monitorar os ninhos”, afirmou. Os alunos puderam ver de perto como os voluntários localizam e marcam os ninhos, compreendendo a relevância desse trabalho para a sobrevivência das tartarugas.
A atividade educativa também contou com a parceria do projeto Onda Iloc, que visa promover a conscientização ambiental entre as novas gerações. “A gente explicou um pouquinho como funciona o ciclo de vida das tartarugas, mostramos como encontramos o ninho e as técnicas que a gente utiliza”, reforçou Manoella Biroli, integrante do projeto Onda Iloc.
Sobre o Centro Tamar
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste - TAMAR é um dos Centros de Pesquisa e Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Centro Tamar auxilia no manejo e na criação de Unidades de Conservação federais por meio de estudos, monitoramentos e capacitação voltados para a conservação e para o uso sustentável da biodiversidade. Em Fernando de Noronha, o Centro conta com analistas, pesquisadores e voluntários dedicados a desenvolver trabalhos voltados para a preservação da biodiversidade marinha do arquipélago.
Por Giselle Vasconcelos - comunicação ICMBio Noronha
e Luiza Ramos Franciscato - voluntária comunicação ICMBio Noronha