Os agentes temporários ambientais (Atas) foram certificados pela Sociedade Brasileira de Salvamento aquático após 30 dias de intenso treinamento pelo Corpo de Bombeiros de Fernando de Noronha.
Foto: Mariana Botão
Está formada a primeira turma de agentes ambientais guarda-vidas do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha: um marco para a Unidade de Conservação. A cerimônia de formatura dos 11 agentes capacitados pelo Corpo de Bombeiros e certificados pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático aconteceu nesta sexta-feira, no Mirante do Boldró, com a presença de autoridades da Ilha, equipe do ICMBio e familiares dos formandos.
O chefe substituto do ICMBio, Marcos Aurélio, destacou que o maior desejo da instituição é de que o trabalho preventivo seja a principal meta dos agentes e que não haja a necessidade de salvamento; mas se houver, terá a certeza de que o Parque conta com equipe preparada para o socorro.
O Cap QOC BM Carlos, Comandante da Seção de Bombeiros de Fernando de Noronha, disponibilizou o emprego de militares, equipamentos e embarcações para a realização da capacitação. Ele parabenizou os agentes pela coragem e perseverança ao logo do treinamento, muitas vezes desafiando seus limites.
Durante a solenidade a administradora Thallyta Figuerôa homenageou, em especial, as duas mulheres que compõem a turma: Ana Lithsy e Maria Paula, ressaltando a atitude de representarem todas as mulheres em espaços ainda desiguais na sociedade.
A comemoração aconteceu dentro da Semana Latino-americana de Prevenção em Afogamentos e contou com um café-da-manhã especial oferecido pelo restaurante Mirante do Boldró, permissionário do ICMBio.
Confira as fotos da formatura:
Fotos: Mariana Botão
Confira fotos da prova para certificação em salvamento aquático:
Fotos: Mariana Botão
Confira fotos do treinamento:
Fotos: Bruna Roveri
Por Clarissa Paiva - comunicação ICMBio Noronha